top of page
Buscar
  • Foto do escritorCond. Edifício Itália

OBRAS DE RESTAURAÇÃO DA ESCADA EXTERNA DE SEGURANÇA DO EDIFÍCIO ITÁLIA.


HISTÓRICO

Após os terríveis incêndios dos Edifícios Andraus e Joelma na década de 1970, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo aumentou significativamente as exigências de segurança nos edifícios de nossa Cidade.


Entre as várias adequações e exigências, um dos itens mais submetidos a correções foi a determinação de ampliação de maior capacidade de fuga das escadas de emergência já instaladas.


O Edifício Itália na época, já contava com as escadas internas como rota de fuga, e em face dessas novas adequações do Corpo de Bombeiros foi considerada insuficiente pelo número de usuários do Edifício.


Para se adaptar a essas novas exigências foi necessário a construção de uma nova escada, desta vez externa, toda estruturada com perfis metálicos e revestida de “Painéis Wall” (placas cimentícias antichama).


Assim nasceu a nossa escada externa, que foi construída pela empresa Metalco S/A no ano de 1982, projetada pelos Arquitetos Eduardo Rosso e Carlos Antonio Ramalho Ruivo.



DESGASTE

Passados aproximadamente 39 anos de sua construção, felizmente nenhum evento grave ocorreu no Edificio Itália, mas a disponibilidade de uso dessa escada passou a compor todos os amplos itens de segurança existentes no Edificio Itália.


Porém, pela sua localização externa e expressiva dimensão, foi sempre submetida às mais diversas intempéries, principalmente no revestimento pelas placas antichama.


Esse desgaste natural, tinha como consequência sérias infiltrações das águas de chuva, e na medida que essas ocorrências eram constadas a administração condominial providenciava os necessários reparos, substituições de placas, impermeabilização etc.


Com o progressivo aumento desse desgaste, a fadiga dos materiais que compõem a escada se mostrou presente, e após laudos técnicos de verificação conclui-se pela realização de uma ampla obra de restauração de toda a escada (interna e externamente).

RESTAURAÇÃO

Foi contratada empresa especializada em tratamento e conservação de fachadas para a restauração da escada externa, que incluiu a lavagem com jateadoras de alta pressão e aplicação de produtos específicos; revisão e mapeamento de todas as placas comprometidas; substituição de mais de 200 placas; vedação interna e externa; pintura com produtos apropriados.


Essa obra teve que ser executada pelo lado externo do Edifício, através de balancins e plataformas elétricas e também com “cadeirinhas suspensas”, e ainda guinchos apropriados para a suspensão das placas que possuem peso superior a 100 quilos.


SEM ACIDENTES

Apesar de se tratar de uma obra bastante complexa, e de elevado risco, toda a operação nos meses em que ocorreu, não foi passível de nenhum acidente e contou com a assistência da nossa Brigada de Incêndio que participou em todos os aspectos de segurança envolvidos.


Durante os meses de desenvolvimento da obra, ocorreu a lamentável coincidência pandêmica, que provocou a permanente “quarentena” e afastamento social, mas mesmo assim a obra permaneceu e sua conclusão ocorreu no final de 2020.


ADAPTAÇÕES

Concomitantemente com as obras de restauro da escada, também foram feitas adaptações no seu interior, principalmente no setor da escada que atende ao 41º e 42º pavimentos, atendendo as exigências do Corpo de Bombeiros, no novo projeto de segurança contra incêndios, constantes do AVCB aprovado e vigente.

265 visualizações0 comentário
bottom of page